PRINCIPIOS PRIMORDIAIS: De Aristoteles ao Data Science
Os primeiros princípios ou princípios primordiais são uma proposição ou suposição básica, fundamental, auto-evidente, que não pode ser deduzida de qualquer outra proposição ou suposição.
Na filosofia, os primeiros princípios são ensinados
por Aristotélis, ja na matemática, os primeiros princípios são
referidos como axiomas ou postulados. Em física e
outras ciências, o trabalho teórico é dito a partir dos primeiros princípios,
ou ab initio, se ele começa diretamente
no nível da ciência estabelecida e não faz suposições como modelo empírico e
ajuste de parâmetros.
Há cerca de 2.000 anos, Aristóteles definiu “Primeiros
Princípios” como “a primeira base a partir da qual uma coisa é
conhecida” . Esse conceito ainda é muito relevante e pode nos
ajudar a encontrar uma solução inovadora para problemas complexos de ciência de
dados.
A ideia por trás do pensamento de primeiro
princípio é dividir um problema complexo em suas partes fundamentais e, em
seguida, usar uma abordagem de baixo para cima para construir uma solução única
que não foi conceituada anteriormente.
Vejamos um exemplo hipotético disso :
Declaração do problema:
rotatividade de clientes no varejo
Vamos
considerar “XYZ” uma empresa varejista tentando resolver o problema de rotatividade
de clientes. Todos os anos, aproximadamente 10% de seus clientes churn e a
empresa “XYZ” está procurando maneiras de reduzir o churn de clientes.
Abordagem tradicional
A abordagem tradicional quando se trata de
resolução de problemas é o pensamento subjetivo. Ou seja, somos
influenciados principalmente pelas suposições ou opiniões existentes. As etapas
gerais envolvidas nesta abordagem assim são:
1. Comece com as
suposições existentes
2. Identifique
áreas para melhoria incremental com base nas suposições
3. Explore as
opções e escolha as melhores soluções
Agora, vamos considerar o cenário de rotatividade
de clientes no varejo de energia e ver como ele seria resolvido usando uma
abordagem tradicional. Conforme mencionado, o primeiro passo em uma
abordagem tradicional será começar com suposições,
Suposições:
·
Experiência ruim com um agente do cliente leva ao churn
·
Churn pode ser evitado com descontos/ofertas
Com base nas suposições acima, agora apresentamos
soluções que podem nos ajudar a resolver o problema.
·
Oferecer desconto para clientes insatisfeitos — Podemos identificar
clientes insatisfeitos verificando o registro de reclamações
·
Foco em adquirir mais clientes
·
Identifique as categorias de reclamações que levam à maioria das
rotatividades e use os agentes de melhor desempenho para lidar com esses
problemas — isso pode ajudar a evitar uma experiência ruim para o cliente
·
Identifique os consumidores de alta classe e ofereça descontos
proativamente
Acima estão algumas das soluções baseadas nas
suposições. As vantagens aqui são,
·
As soluções identificadas aqui são fáceis de implementar e não exigem
muito esforço.
·
A melhoria incremental pode ser alcançada rapidamente
Mas, por outro lado, as desvantagens são:
·
A principal razão para a rotatividade de clientes não é abordada
·
Não pode ser sustentado como uma estratégia de longo prazo (você não
pode manter os descontos para sempre)
Abordagem do Pensamento do Primeiro Princípio
Agora vamos mostrar como o problema de rotatividade
de clientes pode ser resolvido usando a abordagem do primeiro princípio. A
ideia principal por trás dessa abordagem é gastar o máximo de tempo possível
para entender o problema e depois tentar resolvê-lo. Como diz a citação de
Einstein,
“Se eu tivesse uma hora para resolver um problema, passaria 55 minutos
pensando no problema e cinco minutos pensando nas soluções.”
Entenda o problema
Um dos melhores métodos para entender melhor o
problema é fazer o máximo de perguntas possível. Nunca tome qualquer
suposição como certa. Sempre faça perguntas, até que não haja mais
perguntas!
Algumas perguntas que podem ajudar a entender
melhor o problema são:
·
Quantos clientes fazem churn todo mês?
·
Qual é a média do setor para rotatividade de clientes?
·
Qual é o perfil do cliente?
·
Qual o perfil do churning de clientes?
·
Qual é a receita/lucro do cliente de diferentes perfis?
·
Quais são todas as razões para a rotatividade de clientes?
·
Existe alguma tendência?
Todas essas perguntas acima ajudam a entender
melhor o problema, quantificar o problema e também ajudar a identificar as
áreas de foco imediatas. Se você está tentando resolver um problema
diferente, tente se concentrar em entendê-lo usando perguntas como por exemplo:
·
Qual é o problema?
·
Quão grande é o problema? (Quantificável em termos de $ ou clientes
afetados)
·
Por que isso ocorre?
·
Quem está enfrentando o problema?
·
Quando isso ocorre?
Uma vez que uma boa compreensão do problema é
alcançada, o próximo passo é começar a decompô-lo. Para esse problema de
rotatividade de clientes, vamos decompô-lo com base no motivo da rotatividade
de clientes. Isso ajuda a diferenciar os segmentos que podem ser
resolvidos e aqueles que não podem ser resolvidos. Digamos que a
rotatividade de clientes pode ser agrupada em uma das categorias abaixo:
1. Um cliente que
está mudando de estado, onde nosso serviço de revendedores não está disponível?
2. Churn devido ao
fechamento de negócios
3. Churn nos
primeiros 3 meses
4. Cliente que é
cliente regular há mais de 3 meses e depois cancela
Das razões acima, poucas são solucionáveis e as outras são insolúveis. As categorias 1 e
2 são insolúveis porque na primeira categoria o cliente está se mudando para um
local onde o varejista não oferece
serviço e na segunda categoria o cliente cancela devido ao fechamento do
negócio e não há nada que possa ser feito a partir do ponto de vista do
varejista .
A terceira categoria em que o cliente cancela em 3
meses é um problema, mas isso deve ser considerado um problema de integração e
não um problema de rotatividade. Como esses clientes não gastavam tempo
suficiente para se tornarem clientes oficiais, eles quase não gastavam tempo.
Então, agora só nos resta a 4ª categoria. Esta
categoria de clientes pode ser dividida em grupos,
·
Subdivida o cliente em outras categorias com base no valor da vida útil
do cliente, idade na plataforma etc.
Essa subdivisão realmente ajuda a identificar os
microssegmentos que precisam de foco imediato e aqueles que podem ser
ignorados. Continue com a subdivisão das categorias até que os
grupos/categorias individuais sejam muito menores
O que dizem os
dados? ( Finalmente o Data Science)
Com base nas divisões acima, identifique os
segmentos/categorias que precisam de foco imediato. Para todos esses
clientes, explore seus dados nas diferentes unidades de negócios. Como em
nosso problema de churn, a análise que precisa ser feita seria,
·
Qual tem sido o padrão de uso dos
clientes?
·
Houve alguma reclamação desses clientes? Qual foi o tempo para
resolver essas reclamações? Quem lidou com essas reclamações?
·
Houve alguma interação com o cliente nos últimos 2 meses?
·
Algum desses clientes recebeu comunicação de marketing?
Resolva usando a
abordagem de baixo para cima
Com base na análise de dados acima, descubra os 10
a 15 principais cenários que estão levando os clientes ao
churn. Aprofunde-se nesses cenários identificados, digamos que temos um
cenário em que o cliente que entra em contato com o centro de suporte em
relação ao problema de cobrança acaba, na maioria das vezes,
cancelando. Precisamos entender exatamente o motivo que pode ter levado
esses clientes ao churn.
A razão pode ser por exemplo:
·
Essas categorias demoram mais tempo para serem resolvidas?
·
Por que demoram mais para resolver?
·
Qual é a media de tempo que é
necessário para regularizar problemas parecidos em outras categorias ? E muito
menor? Por que eles levam menos tempo?
Como acima, faça o máximo de perguntas possível até
que não haja mais perguntas. Dessa forma, os problemas ficam claros e,
portanto, podem ser resolvidos de forma proativa.
O que está impedindo muitos cientistas de dados de usar o primeiro
Princípio do Pensamento?
Embora possamos ver claramente que o pensamento do
primeiro princípio é a maneira de resolver o problema. Mas então por que
os cientistas de dados não os usam em todos os casos de uso que estão
resolvendo?
A razão é o tempo. Sim, 'tempo' é um recurso
muito crítico e a equipe de ciência de dados geralmente trabalha em várias tarefas
com diferentes níveis de criticidade e, portanto, pode haver alguns problemas
que não valem o suficiente para serem resolvidos usando a abordagem de
pensamento do primeiro princípio
Mas quando há um problema de negócios que tem um
impacto maior nos negócios, é melhor ser resolvido usando a abordagem de
pensamento do primeiro princípio, em vez de buscar aprimoramentos incrementais.
E ai o que achou ? deixe seu comentário e vamos
começar um bate papo?
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