CHATGPT : Chegamos ao fim da ERA GOOGLE ?
A Inteligência Artificial deu recentemente um salto gigantesco que pode colocar em risco o core business do Google.
A questão é então inevitável.
Poderíamos em breve testemunhar a morte de uma das chamadas empresas de 'trilhões de dólares' e, com ela, o fim de setores inteiros como SEO, SERPs e, finalmente, marketing digital?
Google, o primeiro monopólio da Internet, está altamente exposto
Atualmente, o Google está avaliado em impressionantes 1,13 trilhão de dólares.
Isso é um e doze zeros. Mas o que é ainda mais louco, é que o Google era, em novembro de 2021, uma empresa de quase 2 trilhões de dólares.
Isso é uma queda considerável, mas ainda permite que eles sejam a quarta maior empresa do mundo por capitalização de mercado.
Claro que por ser tão grande, imagina-se que seu faturamento também seja enorme, certo?
256 bilhões de dólares em receita em 2021. Nada mal.
Mas quanto dinheiro é isso?
Para referência, mais do que o PIB total de Portugal esperado para 2022.
Ou seja, as receitas da Google em 2021 foram superiores ao que Portugal conseguiu produzir, como país inteiro, durante um ano inteiro.
Vendo esses números, ninguém pode ficar surpreso com a avaliação insana do Google.
Verdade seja dita, o modelo de negócios do Google tem um problema.
A diversificação não é o ponto forte do Google
É inegável que o Google tem alguns números impressionantes.
Como uma representação mais visual, vejamos o seguinte infografico
Se verificarmos os resultados trimestrais do Google para o Google em junho de 2022, o Google conseguiu uma receita de 69,7 bilhões de dólares.
Quase tão impressionante quanto seu lucro final, 16 bilhões de dólares, que é uma margem de lucro de 23%.
Isso é enorme, considerando como a Amazon, um dos outros grandes nomes, realmente perdeu dinheiro naquele trimestre.
No entanto, se você observar com cuidado, algo está estranho.
Dos 70 bilhões em receita, 41 bilhões, quase 60%, vêm de uma fonte única, a publicidade de pesquisa, setor em que o Google detém cerca de 92% da participação de mercado.
E o problema é que esse é, especificamente, o mercado que a IA pode interromper para sempre.
ChatGPT um Resumo
Para quem não sabe, a OpenAI, uma empresa sem fins lucrativos fundada por Elon Musk e Sam Altman, entre outros, publicou a versão mais recente de seu chatbot, ChatGPT, alimentado pelo maior modelo de linguagem transformador já montado, GPT-3.5, com mais de 175 bilhões de parâmetros.
Caso você esteja se perguntando, os chatbots são robôs com os quais você pode conversar.
O ChatGPT, entre outras coisas, pode responder a quase qualquer pergunta com respostas extremamente eloquentes, codificar qualquer coisa que você desejar em várias linguagens de programação diferentes, escrever histórias para dormir completamente novas, depurar seu próprio código e outros.
É tão impressionante que alguns afirmaram que poderia ser o primeiro modelo de IA inteligente e senciente.
O problema com essa afirmação é que as pessoas confundem alta previsibilidade com senciência.
GPT, assim como qualquer outra rede neural, é uma fera probabilística; é capaz de prever com uma taxa de sucesso surpreendente a próxima palavra correta em resposta a uma frase, criando assim frases perfeitamente elaboradas enquanto soa muito humano ao se envolver com ela.
Mas ter grande sucesso em prever respostas eloquentes é uma coisa, ser capaz de realmente entender o que eles estão respondendo é outra.
Algo que o ChatGPT está realmente pronto para interromper desde o início.
E isso é a pesquisa na Internet, a galinha dos ovos de ouro do Google.
A morte da Pesquisa do Google e do SEO?
Ao contrário da Pesquisa do Google, o ChatGPT libera você de ter que rolar infinitamente pelas páginas de links, ao mesmo tempo em que fornece respostas concisas e diretas.Isso pode fazer com que as pessoas recorram a consultar esses sistemas em vez de pesquisar no Google.
Nesse cenário, o apelo para as empresas se promoverem por meio do Google pode cair significativamente, colocando o Google em risco.
Mas o Google não é o único.
Milhares de agências de marketing contam com sua experiência em SEO, a capacidade de ajudar seus clientes a 'ser vistos' no Google. Essa mudança repentina nas jornadas dos clientes para usar IA em vez do Google pode ser devastadora para eles.
Portanto, vendo o quão impressionante o ChatGPT já é, e considerando que uma versão mais recente do modelo subjacente de IA, GPT-4, será lançada no início do próximo ano…
Estamos preparados para 'matar' o Google?
Diferenciando o que está errado do que está certo
Criar um bom mecanismo de pesquisa não é uma tarefa simples.
Esses algoritmos precisam ser continuamente ajustados para evitar a exposição de notícias falsas, racismo, homofobia ou mesmo plágio, em um esforço para oferecer ao pesquisador informações relevantes, mas aceitáveis.
Esse esforço, por sua vez, parece um desafio ainda maior com a IA.
Hoje, a IA precisa descobrir três coisas:
- Opacidade
- Viés de dados
- Evitando cometer grandes erros
Conforme descrito anteriormente, o GPT-3.5 foi ajustado para 175 bilhões de parâmetros que requerem 800 GB de armazenamento.
Em termos muito simples, isso significa que tentar explicar como esses modelos funcionam e tomam decisões ou previsões é quase impossível.
Assim, se o ChatGPT fizer um comentário racista, não há realmente uma maneira de explicar o porquê.
Dados tendenciosos, modelo tendencioso
Além disso, como esses modelos não são sencientes, mas modelos matemáticos que aprenderam a responder por força bruta e grandes quantidades de dados, eles dependem muito de fontes de dados imparciais e equipes diversificadas de engenheiros de dados, o que é um grande desafio no mundo de hoje. .
Um desafio por quê?
Segundo dados de setembro deste ano da Zippia, 70% dos programadores de computador são homens e 69% de todos os programadores são brancos.
Supondo que a maioria deles não seja racista, no entanto, essa força de trabalho extremamente distorcida é certamente fortemente tendenciosa culturalmente, o que não é bom para modelos de IA que pretendem se tornar universais e aplicáveis a toda a sociedade.
A Pesquisa do Google não vai a lugar nenhum… por enquanto
Apesar de tudo isso, não sinto que o reinado do Google como o mecanismo de busca supremo esteja em dúvida por enquanto.
No entanto, tenho uma forte opinião de que o futuro dos mecanismos de pesquisa será liderado pela IA, portanto, embora os modelos atuais de IA sejam limitados e perigosos para uso em massa, o ChatGPT nos mostrou como é o futuro, sem dúvida.
No entanto, tudo isso prova como a IA será disruptiva. Mas não só para você e para mim, mas também para as maiores empresas do mundo.
Bem vindos ao futuro !
Comentários
Postar um comentário
Aqui você é livre para comentar desde que mantenha o respeito a opinião de todos