Noticia: Anatel abre consulta pública para atualização dos Requisitos Técnicos do IPv6

 A Anatel lançou consulta pública para propor a transcrição dos requisitos técnicos para avaliação da conformidade do protocolo IPv6 em produtos de telecomunicações em formato de projeto de lei, levando em consideração a atuação do Comitê, a aprovação do Diretor de Outorgas e Recursos Organismo Certificador Designado (OCD) e contribuições de laboratórios e indústrias. O prazo de contribuição é de 60 dias.

A proposta busca atualizar os requisitos técnicos para se referir a documentos normativos e padrões internacionais atualizados, e busca se alinhar aos procedimentos de teste adotados internacionalmente, processo que se entende dispensar a elaboração de uma análise de impacto regulatório.

A Anatel optou por atualizar os requisitos para possibilitar a modernização das regulamentações existentes, simplificar os procedimentos de teste e, em alguns casos, reduzir os custos financeiros do setor, sem comprometer a qualidade dos equipamentos e manter a segurança do usuário.

A vantagem da opção escolhida é que o ambiente regulatório atende aos padrões internacionais, reduz o custo financeiro dos testes exigidos pela indústria e incentiva o uso de equipamentos homologados oficialmente. No entanto, isso significa maiores custos regulatórios para a Anatel, e fabricantes, laboratórios e OCDs precisam se adequar às novas regras.

Para a agência, esta opção é a que melhor atende às expectativas do mercado e da população, pois, além de atender às normas vigentes que determinam a homologação de equipamentos, também garante que os produtos sejam colocados no país com mínimo padrões de qualidade, especialmente considerando que o uso de comercialização de dispositivos não aprovados.

O ano de 2023 marca os 25 anos do IPv6 e os 15 anos do projeto IPv6.br, além dos 5 anos da RFC 8200, que tornou o IPv6 um padrão da web. Mas ainda há um longo caminho a percorrer, disse Eduardo Barasal Morales, coordenador da área de formação de sistemas autônomos do CEPTRO.br/NIC.br, que participou do IX Fórum no final do ano passado. Dada a importância e complexidade das questões, propõe-se que estes documentos sejam disponibilizados para consulta pública durante um período de consulta pública de 60 dias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo EAPOL (Extensible Authentication Protocol Over LAN)

WI-SUN: Uma introdução

Um Protocolo de Rede IOT : WI-SUN